SIC K, um canal televisivo para crianças do Século XXI: multi-valores veiculados através das grelhas de programação.

26
Out 10

KSIC - Emissão-efeitos
KSIC um canal televisivo para crianças do Século XXI: multi-valores veiculados através das grelhas de programação.

Título:
Estudo dos efeitos da programação da SIC K em crianças dos 6 aos 8 anos: recolha de ideias das crianças para novas opções de programação.

Palavras-Chave:
SIC K, TV, Desenhos animados, Programação, Crianças, Tendências, Preferências

Justificação:
É necessário um estudo das crianças de hoje em dia para tentar perceber o que elas querem e gostam de ver, para assim tornar a programação do canal SIC K mais direccionada e competitiva no que toca à comparação com canais do mesmo género.


Problema: necessidade do estudo?
Este estudo torna-se necessário porque primeiro, existem variados e numerosos canais temáticos direccionados para as crianças de hoje e é importante que cada um ganhe o seu espaço, o melhor espaço entre todos. Depois para além disto, é um estudo que criará uma conclusão da amostra da zona onde vivem as crianças e que posteriormente poderão levar a um estudo mais alargado ao território nacional de maneira a torna-lo mais fiável e real. Com isto, poderá a programação do canal ser melhor direccionada para o que as crianças de hoje gostam mais de consumir audiovisualmente.

Motivações pessoais:
Escolhi a temática “KSIC um canal televisivo para crianças do Século XXI: multi-valores veiculados através das grelhas de programação”, porque para além de se tratar duma proposta que está ligada a um canal televisivo de carácter generalista, o que por si só me incute um maior interesse, é um tema que se remete para o estudo das influências que um canal televisivo tem no público-alvo para o qual está destinado, neste caso, as crianças. O estudo comportamental e educacional de um canal televisivo, complementado pelo carácter audiovisual do tema em questão suscitaram-me um maior desejo em estuda-lo. Penso que este tipo de investigação tem importância, na medida em que o canal cria a sua imagem e maneira de pensar a programação e estruturação da emissão perante os telespectadores. Esta emissão terá um efeito nos utilizadores da “caixa mágica” (TV), efeito esse que poderá ser positivo ou negativo, tendo em conta a reacção do público-alvo.  Com essas reacções, a KSIC, poderá analisar e escolher os melhores caminhos a tomar no crescimento e obtenção do seu espaço entre os canais da concorrência, que é no fundo a razão da estratégia de emissão televisiva.

Finalidade: O que traz de novo?
A finalidade deste estudo será oferecer novas perspectivas de emissão para o canal temático SIC K, para os dias de hoje, para as crianças de hoje. Através das crianças, dos seus pais e educadores será retirada informação útil para ser complementada com o estado da arte previamente pesquisado e assim tentar conseguir um resultado coerente em termos de programação.
Espero encontrar estratégias e entender a maneira como as crianças pensam e agem para tornar a programação mais direccionada para eles. O horário e target para o qual são direccionados certo tipo de programa é pensado estrategicamente e esse estudo interessará para comparar a programação actual com uma que supostamente poderia ser mais convincente para as crianças de maneira as atrair e ligá-las ainda mais à marca SIC K.
Contudo, nem tudo o que as crianças querem é o melhor para elas, e sendo assim, o facto de os pais e educadores também participarem deste estudo vai equilibrar um pouco a balança do racional e exequível.

Objectivos:
Avaliar as preferências e escolhas das crianças através de um questionário ou inquérito para tentar perceber para onde, hoje em dia, se direccionam a maioria das ideias que vão nas cabeças deste público especial e cada vez mais importante na indústria televisiva. Irá ser feito um estudo geral dos canais temáticos (infantis) para ter um termo de comparação e perceber como funciona a “mente” de um canal deste género para tentar direccionar as escolhas da emissão de maneira a obter mais audiência. Existe também a intenção de receber opiniões dos pais e educadores das crianças para assim obter um maior suporte e coerência ao estudo.

Mário João Castro


De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
27
28
29
30

31


subscrever feeds
arquivos
2011

2010

mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO